3380819290?profile=originalÉ um fato triste que vemos diariamente, toneladas de comida desperdiçada em restaurantes, lanchonetes e praças de alimentação. Enquanto há alto índices de pessoas passando fome pelo mundo e principalmente em nosso país, vemos o descuido, ou até descaso, diário do desperdício de comida nas pessoas almoçando à nossa volta.

De acordo com o World Resources Institute (WRI), são 41 mil toneladas de alimento desperdiçados ao ano só no Brasil. Mundialmente, segundo a Agricultural System, este número chega a dois bilhões.

No Reino Unido, a fatia de pão é o alimento que é mais desperdiçado. A Hackney Brewery pensou então em reduzir este desperdício e aproveitar as fatias de pão como matéria prima para suas cervejas e lançou a linha Toast, que em inglês significa "torrada", palavra usada também para "fatia de pão torrada".

Mesmo antes deste projeto, a cervejaria já tinha uma visão sustentável, funciona apenas com energia renovável proveniente de turbinas eólicas. Para as cervejas Toast, quando começaram, compravam pão de padarias em Londres. À medida que cresceram, a quantidade de pão que usam por lote de cerveja passou para 280 kg, o equivalente a 9.400 fatias.

Já são dez cervejas Toast que usam fatias de pão, cinco delas são colaborativas, veja alguns rótulos:

3380819498?profile=original
O processo não é diferente da fabricação padrão, exceto que o pão substitui 1/3 da conta de grãos. O pão é combinado com cevada malteada em água quente e as enzimas que ocorrem naturalmente no malte transformam os amidos em açúcares simples. O fermento converte o açúcar em álcool e adiciona-se lúpulo para dar aromas e aroma amargos e para ajudar a preservar a cerveja.

3380819750?profile=original
Veja o vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre o desperdício que a cerveja Toast reduz e sobre o projeto e o processo:

Este infográfico apresente de forma interessante os números do desperdício e a solução deste pela cerveja Toast:

3380819970?profile=original

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Lokobeer.

Join Lokobeer