Cerveja artesanal e industrializada: qual a diferença?

Cerveja artesanal e industrializada: qual a diferença?

Você sabe qual a diferença entre cerveja artesanal e industrializada? Muitas pessoas acreditam que a diferença está apenas no preço, mas a realidade é que existe uma grande diferença de sabor e produção entre as duas. As cervejas industrializadas sempre tiveram espaço na mente do consumidor e ganham prateleiras no mercado. Porém, nos últimos anos as cervejas artesanais começaram a ganhar espaço na hora de decisão de compra. 

Conheça as diferenças entre a cerveja artesanal e a cerveja industrializada:

CERVEJA ARTESANAL

Diferente das cervejas industrializadas, as cervejas artesanais priorizam a seleção especial dos ingredientes, normalmente importados. Tem como foco a qualidade, aroma e sabor. Por isso, é facilmente identificada quando comparada com a cerveja industrializada. A sua produção é diferenciada para atingir o resultado final ao consumidor e o processo de fermentação da cerveja acontece sem a necessidade do uso de produtos químicos para a sua aceleração. Por isso, as cervejas costumam ter um sabor marcante e diferenciados elas podem variar em coloração - claras e escuras; aroma - adocicadas ou amargas ou possuir aromas de frutas, entre outros ingredientes.

Veja: 12 dicas para causa uma boa impressão - Psicologia e Sucesso

Geralmente, esse tipo de cerveja é ligado à experiências gastronômicas, então seus rótulos são sempre ligados a exclusividade,experiências gastronômicas e sabores singulares que contam histórias e valorizam a essência de cada uma. 

5393228487?profile=RESIZE_584x

Foto: Pinterest

O fator de degustação é primordial para as cervejas artesanais, já que a industrializada visa alcançar o maior número de pessoas. 

PREÇO

Visando os fatores de exclusividade e experiência, as cervejas artesanais são relativamente mais caras que as industrializadas. Como tem o objetivo de atender às expectativas de paladares mais exigentes, o processo de produção é mais demorado e exige maior acompanhamento de cada envolvido no processo.

CERVEJA INDUSTRIAL

As cervejas industrializadas têm componentes como: o malte de cevada que possui aproximadamente 60% de presença na bebida, cereais maltados e carboidratos como: o milho e arroz que representam 40% e antioxidantes, corantes, estabilizantes que contribuam para um custo de produção baixo e rápido. Elas possuem esses componentes de aceleração porque a sua produção é feita em larga escala e precisam durar por mais tempo, só assim é possível atender plenamente a sua demanda. São facilmente encontradas em bares, supermercados, restaurantes. 

5393247678?profile=RESIZE_584xFoto: Pinterest

Ao contrário das cervejas artesanais, as industrializadas tendem a atender diversos paladares e não necessitam de boas combinações de degustação, portanto o consumidor pode acabar bebendo em maior quantidade. É daí que surge a necessidade do seu processo ser mais rápido em comparação às cervejas artesanais.

A respeito dos rótulos, as cervejas industriais possuem designs mais atrativos, com cores fortes e comerciais estimulantes.

PREÇO

Para atender a larga escala de pedidos, as cervejas industrializadas são mais baratas que as artesanais. O seu processo é mais acelerado e exclui a necessidade de um acompanhamento personalizado do passo a passo de sua produção. Quem consome cerveja industrializada, no começo pode sentir uma diferença ao consumir cerveja artesanal.

Agora que você já entendeu as características da duas, aproveite! Beba com moderação. Conte-nos quais foram as suas experiências de degustação.

Até a próxima!

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Upperbag

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Lokobeer.

Join Lokobeer