3380769255?profile=original

3380769568?profile=originalentenda

Estilo: Hefeweizen
Teor alcoólico: 5,6%
Temperatura ideal de consumo: entre 4 e 7 ºC
IBU (índice de amargor): 22

A Stein Haus Rauchbier Weizen é uma cerveja autoral diferenciada, que combina a criatividade dos cervejeiros com todo o potencial do sabor da produção ecológica local do trigo com sabor defumado. Todos os grãos são produzidos ecologicamente por sócios da Cooperativa Coopernatural e defumados na própria cervejaria SteinHaus.

De acordo com as leis alemãs, para serem consideradas cervejas de trigo têm que ter, no mínimo 50% de malte de trigo e o restante de malte de cevada. Algumas vezes a bebida é filtrada e, nesse caso, é chamada Kristallweizen, por causa da sua transparência e da cor clara. Porém, se o prefixo Hefe (em alemão “fermento”) é adicionado, significa que a cerveja não foi filtrada e, portanto, ainda mantém algum fermento, o que aumenta um pouco mais a sua turbidez, já existente ao uso de trigo na receita. Nesse caso, é denominada Hefe-Weiss ou Hefeweizen.

A Stein Haus, de Picada do Café, no Rio Grande do Sul, é a primeira cervejaria do Brasil com produção 100% orgânica e sustentável. Um conjunto de esforços de vários parceiros originou a obra da construção da Cervejaria SteinHaus, onde foi assentada pedra por pedra e se fez a utilização de ferramentas manuais como o castilhador, marreta e ponteiro. O resultado foi um trabalho artesanal na pedra basalto. Estas pedras se originaram no meio das roças e até então eram um estorvo na lavoura de cevada. Foram necessárias 33 mil unidades para a construção e isso originou o nome da cervejaria cuja tradução é Casa de Pedra.

Uma pequena cervejaria com baixa capacidade de produção, o que lhes confere uma dinâmica diferenciada na produção e na criação de receitas de cervejas produzidas de forma artesanal. Utilizam somente grãos de produção orgânica, produzidos por agricultores familiares da Serra Gaúcha. A cervejaria Stein Haus faz parte da Cooperativa Coopernatural, a qual nasceu da vontade de onze produtores rurais que fundaram a Associação Vida Natural em 2001 e da qual surgiu em 2004 a Cooperativa Agropecuária de Produção e Comercialização Vida Natural (Coopernatural).

1 já tomou
Já tomei!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Lokobeer.

Join Lokobeer

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –