copo ideal

Pokal

sugerido para os estilos:
Premium American Lager, Munich Helles, Dortmund Export, German Pilsner, Bohemian Pilsner, American Pilsner, Vienna Lager, Oktoberfest ou Marzen, Dark American Lager


Copo muito comum, considerado um coringa para vários estilos de cerveja. Sua popularidade se explica pela elegância, que valoriza a bebida. É encontrado em diversas variações, sempre com haste (ou pé) de sustentação e mantendo a delicadeza do material.Favorece a transparência e a preservação da espuma. Geralmente possui um estreitamento da boca para reter aromas muito voláteis e de difícil percepção. Indicado para cervejas carbonatadas, claras ou escuras, passando pelas ruivas.
Goblet

sugerido para os estilos:
Belgian Pale Ale, Saison, Bière de Garde


Costuma ser um copo muito trabalhado e ornamentado. Há grande variação no tamanho da haste e na espessura das paredes. Existem modelos altos, outros trabalhados à mão, outros com impressões no fundo. Alguns apresentam uma técnica de entalhe no fundo, o que permite um ponto de nucleação de dióxido de carbono para a formação constante de espuma.Os cálices são muito populares para servir vinhos. Muitos restaurantes preferem servir a cerveja em copos de vinho, por diferentes razões. Em primeiro lugar, porque a decoração da mesa não sofreria contrastes ao conviver com copos muito diferentes e, às vezes, até grosseiros. Em segundo lugar, porque as cervejas que frequentam o mundo gastronômico são encorpadas, frutadas e complexas, requerendo recipientes que valorizem adequadamente seu buquê e sua aparência.
Bolleke

sugerido para os estilos:
Belgian Ale


É uma variação do tipo cálice, que explora o rebuscamento da forma, oferecendo uma boca bem mais larga para valorizar os aromas da bebida. O nome teve origem em Antuérpia, onde esse modelo foi usado pela primeira vez pela cervejaria De Koninck. Nessa região da Bélgica, pedir uma bolleke significa pedir uma cerveja De Koninck.Mas muitas outras cervejarias utilizam esse modelo. Uma das mais famosas é a Abadia Trapista Orval, que traz impresso em sua famosa marca um copo de tripo Bolleke.
Trappist

sugerido para os estilos:
Belgian Ale


O formato desse copo, também com boca larga, um pouco semelhante ao tipo Bolleke, privilegia as cervejas frutadas e complexas, como as belgas especiais. Inspirado nas clássicas taças de champanhe, são rasos e com boca larga.Tipicamente utilizado pelos mosteiros Trapistas, converteram-se em objeto de desejo de colecionadores e aficionados.
Thistle

sugerido para os estilos:
Scottish Light, Scottish Heavy, Scottish Export, Irish Red Ale, Strong Scotch Ale - Wee Heavy


Thistle é o nome de uma planta exótica que tem bulbo saliente na base de sua flor, que lembra o formato deste copo. Muito diferente dos outros tipos de copo, este modelo é bastante comum na Escócia para servir as cervejas do estilo Scottish Ale.A saliência acima da haste tem a função de facilitar o encaixe da mão para aquecer a bebida, como no copo Snifter, mas ao contrário dele, o thistle tem a boca bem larga, para exalar o aroma dessas cervejas complexas e fortemente alcoólicas.
Snifter

sugerido para os estilos:
Maibock, Helles Bock, Tradicional Bock, Doppelbock, Eisbock, Imperial IPA, Belgian Ale, Bière de Garde


Conhecido como taça para conhaque e também chamado de Napoleão, este copo tem o corpo arredondado e a bica estreita para reter o poderoso buquê típico das cervejas mais encorpadas e fortes.O próprio nome é uma alusão ao ato de inalar a bebida. Seu formato permite que seja envolvido pela mão para aquecer a bebida e provocar a exalação dos aromas voláteis.
Tulip

sugerido para os estilos:
Bohemian Pilsner, Maibock, Helles, Doppelbock, Eisbock, Saison, Bière de Garde


O nome desse copo deve-se à sua semelhança com o formato da flor chamada tulipa. Ele se parece com o copo tipo cálice, mas apresenta uma curvatura extra, para fora, que faz aumentar o diâmetro de sua boca.Esse recurso permite a expansão dos aromas mais voláteis que dão ao degustador o espaço necessário para sorver o líquido sem tocar a espuma. É um copo bastante delicado, de cristal, com paredes bem finas.
Flute

sugerido para os estilos:
Munich Helles, Dortmunder Export, German Pilsner, Bohemian Pilsner, Classic American Pilsner, Kolsch, Northern German Altbier, Dusseldorf Altbier


O nome deste copo é uma alusão ao seu formato longilíneo, semelhante ao de uma flauta. É indicado para cervejas elegantes e nobres, como vinho espumante, que pedem um copo à sua altura, que evite que a carbonatação se dissepe muito rapidamente.É apropriado para as cervejas que passam pelo processo champenoise, e se tornam tão divinas quanto um vinho espumante, como a belga DeuS Brut Flandres e a brasileira Lust.
Stem

sugerido para os estilos:
Schwarzbier ou Black Beer, Maibock, Helles Bock, Tradcional Bock, Doppelbock, Eisbock


Este copo assemelha-se ao Pokal, mas tem as paredes retas. Enquanto os copos do tipo Pokal têm a boca mais estreita que a base, os Stem possuem a boca ligeiramente mais larga que a base. São copos mais robustos, em sintonia com o corpo da bebida. Combinam com as cervejas estilo Doppelbock, que são escuras e têem alto teor alcoólico.
Shaker

sugerido para os estilos:
Light Lager, Pilsner, European Amber Lager, Dark Lager, Light Hybrid Lager, American Ale, English Brown Ale, Porter, Stout, india Pale Ale


Conhecido no Brasil como Caldereta, este copo é encontrado em duas versões: 210 ml e 350 ml. O nome Shaker vem de sua personalidade como copo no qual são servidos coquetéis. Nos Estados Unidos, tornou-se o copo padrão das microcervejarias, em especial dos brewpubs. É uma boa opção nos bares por sua flexibilidade, porque combina bem tanto com as cervejas Light Lagers, mais claras e leves, quanto com as do grupo Porter, mais escuras e encorpadas. Favorece a percepção da cor da cerveja, sua espuma e seus aromas voláteis.
Tumbler

sugerido para os estilos:
American Ale, English Brown Ale, Porter, Stout, India Pale Ale e Witibier


O nome Tumbler é aplicado de maneira genérica a todos os copos sem haste, de base plana e cuja boca tem diâmetro igual ou maior que o diâmetro da base. Seguindo esse critério, copos Pint, Nonic, Shaker, Americano, Willybecher e Stange podem ser considerados variações do mesmo tipo.Merece destaque o copo tradicional da cerveja Hoeggarden, criado pelo cervejeiro belga Pierre Celis. Ele tem a face externa sextavada, a boca bastante larga, e capacidade para 500 ml.Sua desvantagem é o peso, mas sua robustez reflete bem a personalidade das cervejas rústicas belgas Witbier, Gueuze e Lambic.
Americano

sugerido para os estilos:
Light Lager, Pilsner, Vienna Lager Dark American Lager, Munich Dunkel, Cream Ale, California Common Beer, American Pale Ale, American Amber Ale


É o modelo de copo mais popular no Brasil e, por isso, deveria ser chamado de brasileiro.Inspirado no tipo Tumbler genérico, é robusto e barato. Um detalhe importante neste modelo é que sua borda já indica o nível onde a espuma deve iniciar.A capacidade deste copo, típico dos bares populares em todo o país é de 236 ml.
Pint

sugerido para os estilos:
English Pale Ale, Scottish & Irish Ale, American Ale, English Brown Ale, Porter, Stout


Um pint é, na verdade, uma unidade de medida de volume que equivale a 568 ml na Inglaterra e a 473 ml nos Estados Unidos. Mas a palavra é amplamente usada nos bares do Reino Unido para se pedir uma cerveja. Da mesma forma como no Brasil pedimos um chope de 300 ml, no Reino Unido pede-se um pint de 1/2 pint. Esse costume levou à padronização dos copos e a consequente identificação deles com a palavra.Em decorrência das diferenças entre padrões de medida, existem duas variações desse tipo de copo:ENGLISH PINT - tradicional copo das Ales e Bitter inglesas, com capacidade para 454 ml e facilmente identificado como o copo da Guinness.NONIC - É muito parecido com o English Pint, mas com um anel mais saliente, também conhecido como Imperial Pint, tem capacidade para 568 ml.
Willybecher

sugerido para os estilos:
Premium American Lager, Munich Helles, Dortmunder Export, Pilsner, European Amber Lager, Dark Lager, Cream Ale, American Wheat ou Rye Beer, English Pale Ale, Scottish & Irish Ale, American Ale, English Brown Ale, Porter, Stout, India Pale Ale


Considerado o copo padrão alemão, especialmente na região da Bavária, pode ser encontrado em versões de capacidade de 200, 250 ou 300 ml. Com cintura fina e boca convexa, atende ao requisito de robustez e resistência, sem se tornar pesado.É uma boa opção de copo para os estilos Pilsner, Vienna Lager e Rauchbier. Este modelo conquistou o mundo como o copo típico da cerveja Heineken.
Stange

sugerido para os estilos:
Kolsh, Northern German Altbier, California Common Beer, Dusseldorf Altbier


Este tipo de copo é chamado Stange na Alemanha e Stick na Inglaterra, palavras que significam a mesma coisa: vareta. Nos Estados Unidos é chamado de Collins, uma referência a Tom Collins, barman americano que supostamente teria inventado uma receita de coquetel servido neste modelo de copo.No universo da cerveja, é o copo típico do norte da Alemanha.Alto, cilíndrico, reto e muito delicado, combina com as cervejas dos tipos Kolsch e Altbier. No caso da Kolsch, o copo é mais estreito, fino e alto.
Lager

sugerido para os estilos:
Light Lager, Classic American Pilsner, Vienna Lager, Oktoberfest ou Marzen, Dark American Lager, Munich Dunkel, Scwarzbier ou Black Lager, Cream Ale, Blond Ale, American Wheat ou Rye Beer, California Common Beer, German Wheat & Rye Beer, Witbier


Muito popular no Brasil, este modelo de copo é muito parecido com o Weizen, mas comporta apenas 250 ml ou 330 ml. Permite uma boa visibilidade da transparência e da efervescência das Pilsen.Como copo ideal para servir uma Pilsen deve permitir apreciar-se a sua clareza, transparência e carbonatação, em virtude da grande popularidade da Pilsen, existem muitas opções de copos para ela.Em geral, eles devem ter a boca mais larga do que a base. Isso porque, enquanto se esvazia o copo, a área da superfície a ser coberta pela espuma diminui, permitindo que a espuma se mantenha por mais tempo. Com isso diminui o equilíbrio do copo, a base tende a ser reforçada e mais pesada.
Weizen

sugerido para os estilos:
American Wheat ou Rye Beer, Weizen ou Weissbier, Dunkelweizen, Weizenbock, Roggenbier, Witbier


As cervejas de trigo são especialmente aromáticas e produzem uma espuma soberba, por isso requerem um copo grande que destaque o elegante colarinho que se forma à medida que são servidas.Este copo é parecido com um grande Willibecher, mas tem a boca larga, um estreitamento em direção à base, e capacidade para conter o líquido de uma garrafa de 500 ml.
Bota

sugerido para os estilos:
Oktoberfest ou Marzen


Este é um tipo de recipiente popular na Alemanha e em alguns lugares dos Estados Unidos. Utilizada em festas e competições em que o mais importante é a diversão, a bota circula entre os participantes com um desafio: não se pode derramar o líquido.A armadilha se encontra na ponta da bota, que pega o último participante desprevenido ao provar um repentino refluxo do líquido.
Yard

sugerido para os estilos:
Oktoberfest ou Marzen


Como o nome indica, é um tipo de copo de uma jarda (yard) de comprimento (uma jarda equivale a 0,91 m). Recipiente bastante utilizado em festas e competições, principalmente na Alemanha, na Inglaterra, na Austrália e na Nova Zelândia, mede cerca de um metro e tem capacidade para aproximadamente um litro de cerveja.O desafio é que uma pessoa consiga beber todo o seu conteúdo ao menor tempo possível. Como acontece no caso da bota, a armadilha também está no final, quando o maior volume do chope armazenado no fundo chega à boca do participante. Neste momento, é preciso ter muito controle para que o líquido não entorne, eliminando o competidor.Uma variação interessante desse copo é o Pauwel Kwak, no mesmo formato, mas bem mais curto. Acredita-se que ele tenha sido desenvolvido especialmente para os cocheiros, que não podiam abandonar as carruagens para frequentar os saloons ou pubs.
Mug

sugerido para os estilos:
Oktoberfest ou Marzen, Dark Lager, Doppelbock, Eisbock, , Cream Ale, English Brown Ale, Brown Porter, Baltic Porter, Stout, India Pale Ale, Dunkelweizen, Weizenbock, Roggenbier


Antes do predomínio dos copos de vidro e de cristal, a cerveja era bebida em canecas - mug em inglês, ou stein em alemão. São copos pesados, com alça, e com diversas capacidades de armazenamento. Alguns modelos chegam a conter até um litro de cerveja. Em algumas regiões da Europa, especialmente na Alemanha e na República Checa, ainda são utilizados como objetos de referência da tradição local, artesanato folclórico vendido como lembranças turísticas, fetiche de colecionadores ou produto promocional de eventos relacionados à cerveja.Geralmente um Mug não tem tampa, já o Stein pode ou não tê-la. A função original da tampa era evitar o acesso de moscas.No início do século XX, surgiram Mugs de vidro transparente, que fizeram muito sucesso tanto na Alemanha quanto na Inglaterra. Os primeiros modelos eram facetados externamente e chamados de 10-sided porque tinham 10 ranhuras externas. Em 1948 surgiu um modelo que faz muito sucesso até hoje, o Dimpled Mug, cuja face externa é recheada de bolas ou depressões que parecem bolhas. Esse é um copo clássico dos pubs britânicos e também das famosas festas alemãs, principalmente a Oktoberfest.
Stein

sugerido para os estilos:
Oktoberfest ou Marzen, Dark American Lager, Munich Dunkel, Schwarzbier ou Black Beer, Doppelbock, Eisbock


Stein significa caneca em alemão, existem dois tipo de Stein: Krug, de cerâmica, e Seidel, de vidro.Assim como o Mug, possui alça e os copos Stein geralmente possuem tampa, a função original da tampa era evitar o acesso de moscas.São copos pesados, com alça, e com diversas capacidades de armazenamento. Alguns modelos chegam a conter até um litro de cerveja. Em algumas regiões da Europa, especialmente na Alemanha e na República Checa, ainda são utilizados como objetos de referência da tradição local, artesanato folclórico vendido como lembranças turísticas, fetiche de colecionadores ou produto promocional de eventos relacionados à cerveja.
IPA

sugerido para os estilos:
India Pale Ale, Double IPA, American IPA, Imperial IPA


Em colaboração com algumas das principais cervejarias produtoras de IPA dos Estados Unidos, a Spiegelau criou um novo conceito para o copo de IPA. Desenvolvido após uma série de estudos e oficinas de degustação nos quais vários possíveis desenhos foram considerados, os cervejeiros foram unânimes em escolher, por voto secreto, um Copo - o nº 6 - dentre 6 protótipos finalistas.Feito para potencializar os sedutores e complexos perfis aromáticos das IPAs americanas, mantendo um colarinho generoso, ressaltando o sabor e o paladar, com uma abertura confortavelmente grande para apreciar todos os aspectos da cerveja. O novo projeto da Spiegelau é o copo perfeito para os amantes do lúpulo.
Corne

sugerido para os estilos:
Belgian Ale


O copo Corne du Bois des Pendus é caracterizao pela sua forma de chifre. No passado, nossos ancestrais usavam chifres para beber. Este copo foi atualizado para nos lembrar desta tradição. É preciso reconhecer que o resultado é bastante esplêndido. Beber em um chifre é um deleite agradável. Todos nós temos em mente a imagem de Astérix, Obelix e todos os aldeões felizes festejando com um chifre na mão.
Geleia

sugerido para os estilos:
Cervejas em festivais


O copo no em formato de geléia é muito usado em festivais de cerveja.